Cultura
A Cultura de Brazlândia
O pequeno povoado da Chapadinha, nascido às margens de uma exuberante vereda, muito rica em água e com uma paisagem maravilhosa, sempre abrigou um povo, cuja cultura, tipicamente sertaneja é festiva, familiar, religiosa, de hábitos seculares, de sossego e silêncio e de isolamento dos grandes centros urbanos.
Brazlândia é tipicamente rural. As casas ainda contêm quintais grandes e bem cuidados, nos quais é possível colher além do cheiro verde fresquinho, que dá sabor à comida, também as ervas medicinais, que servem como remédios caseiros e que as comadres e compadres servem uns aos outros, como se formassem uma grande e única família.
Os meninos são chamados pelo nome dos pais e são cuidados por todos, como se fossem filhos de toda a comunidade. Os velhos têm valor, são personalidades importantes e contam suas histórias com muito gosto, relembrando as épocas passadas.
Nas praças, as pessoas têm tempo para conversar, namorar, ou apenas passear, num ritmo diferente, onde de vez em quando passa uma carroça, ou até mesmo um cavalo bem cuidado de uma das fazendas locais.
Na cidade e no campo Brazlândia está de portas abertas para receber, mostrando com isso sua gastronomia, que é um misto de comida goiana, com mineira e até nordestina, mas acima de tudo é rural. Há também o convite para ver a dança de roda, a catira, as folias da roça, a festa do Divino e todas as romarias, que são únicas do lugar.
Enfim, em Brazlândia o tempo é diferente, aqui o ritmo da natureza é respeitado. A agricultura familiar oferece produtos saudáveis, elaborados de forma artesanal, com cuidado e muito carinho. Sim, Brazlândia ainda é o sertão, onde as famílias trabalham, festejam juntas e abrem suas portas para receber seus visitantes.
Os lugares de Brazlândia |
As celebrações |